Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Qualificação de ADRIANA HAUEISEN PECHIR

Ligado . Publicado em Qualificações

Aplicação da Política de Reabastecimento de Estoque em uma Mineradora de Ouro

 

Esse trabalho discute a política de reposição de estoque de componentes de manutenção de uma mineradora de ouro localizada no estado de Minas Gerais, onde há uma variabilidade alta tanto da demanda quanto do leadtime. A gestão de estoque de componentes é essencial para as empresas uma vez que estoque excesso gera elevados custos de estocagem ao mesmo tempo que rupturas no estoque podem impactar consideravelmente na performance de suas operações e gerar elevados custos por perda de produção. Atualmente o sistema da mineradora utiliza a política (s,S) de revisão periódica uma vez que, ao atingir o nível mínimo s, repõe o saldo até um nível máximo S. Os parâmetros de reposição calculados neste trabalho serão comparados com os parâmetros atuais para que possam ser identificadas oportunidades de redução de custo para a empresa. A política ótima de estoque nesse caso é uma função da demanda, do leadtime, do custo de estocagem e da penalidade por falta a qual está relacionado com parada dos equipamentos.

 

26/08/2016

09:00

Qualificação de INGRID MACHADO SILVEIRA

Ligado . Publicado em Qualificações

Modelo de otimização via simulação para dimensionamento de infraestrutura de sistemas logísticos intermodais de escoamento de commodities

 

Diversas atividades produtivas como mineração e indústria agrícola possuem grande parte de sua produção voltadas para o comércio internacional. Dessa forma, torna-se necessário o escoamento de seus produtos por longas distâncias, desde seu ponto de produção até o ponto de consumo. Para isso, geralmente faz-se uso de um transporte intermodal, que compreende os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário. Nesse sistema, o uso eficaz dos recursos logísticos é de suma importância para redução de custos e elevação do nível de serviço prestado. Este trabalho tem como objetivo a proposição de uma metodologia de otimização via simulação para o dimensionamento da infraestrutura de um sistema logístico intermodal para o transporte de commodities, visando a maximização do uso dos recursos e, consequentemente, a minimização dos custos logísticos.

 

11/07/2016

15:00

sala 1023, Escola de Engenharia

Qualificação de JULIANO CORREA

Ligado . Publicado em Qualificações

Análise da eficácia dos projetos do Fundo Amazônia na redução do desmatamento

 

Tendo como base a proposta brasileira da COP-12 e as doações voluntárias da COP-13, o Brasil criou o Fundo Amazônia visando a captação destas doações com a finalidade de apoio e financiamento a projetos de redução de desmatamento e REDD+. Este trabalho busca responder qual a redução do desmatamento adicional alcançada em razão dos investimentos do Fundo Amazônia, encontrar os projetos mais eficazes e simular cenários de redução de desmatamento futuro em uma perspectiva de captações crescentes. Para isso utiliza-se uma pesquisa quase-experimental quantitativa aplicando os métodos de análise de indicadores, avaliação de impactos e modelagem espacial com simulação estocástica cellular automata.

 

04/07/2016

10:00

sala 1012, Escola de Engenharia

Qualificação de MICHELE LISBÔA SILVEIRA

Ligado . Publicado em Qualificações

FURAÇÃO DE COMPÓSITO SANDUÍCHE EMPREGANDO BROCAS DE GEOMETRIAS DIFERENTES

 

O dinamismo do ambiente competitivo tem exigido o uso de novas tecnologias, a fim de alcançar qualidade e eficiência na produção industrial. Técnicas de fabricação avançadas são utilizadas para que os produtos disponíveis no mercado permitam qualidade, flexibilidade, redução de custos e tempos de resposta. Entre os vários materiais utilizados na produção industrial, os compósitos desempenham uma função importante devido algumas propriedades como baixo peso, rigidez e resistência elevada. O presente trabalho busca estudar a furação de materiais compósitos. Pretende-se estabelecer a relação existente entre a geometria de corte das brocas e seus efeitos na furação de um compósito sanduíche de alumínio e polietileno. Utilizou-se as brocas Brad & Spur, helicoidal de 02 (duas) arestas e helicoidal de 03 (três) arestas, empregando 03 (três) velocidades de corte e 04 (quatro) avanços. A partir de analises estatísticas identificou – se quais parâmetros apresentaram influência sobre a força de avanço e altura da rebarba. Também serão analisados a circularidade dos furos e os mecanismos de desgaste decorridos da interação entre as brocas e o compósito sanduíche de alumínio e polietileno. Os resultados obtidos pela broca Brad & Spur apresentaram furos de melhor qualidade.

 

01/07/2016

13:30

Auditório Engenharia Mecânica UFMG