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Qualificação de CÁSSIUS HENRIQUE XAVIER OLIVEIRA

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POLÍTICA ÓTIMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE TRANSPORTADORES DE CORREIA DE UMA EMPRESA MINERADORA BRASILEIRA, SOB A SUPOSIÇÃO DE REPARO IMPERFEITO

 

Modelos matemáticos para analisar e otimizar o desempenho de sistemas reparáveis têm sido amplamente discutidos na literatura. Uma vez que um sistema falha, diferentes estratégias de reparo levam a  diferentes resultados na confiabilidade do sistema. Os modelos probabilísticos mais comuns para sistemas reparáveis, o Processo de Renovação e o Processo de Poisson Não-Homogêneo, usam  as suposi ̧ções de reparo perfeito e reparo mínimo, respectivamente. Porém, na prática, tais suposições não são razoáveis para vários sistemas. O reparo em um sistema que falhou pode trazer o mesmo a um nível intermediário compreendido entre o de completamente novo ("as good as new" AGAN) e o existente antes da falha ("as bad as old", ABAO). Com a motivação de uma situação  prática, foram estudados modelos probabilísticos para sistemas reparáveis sob a suposição  de reparos imperfeitos nas falhas, sendo eles os modelos de redu ̧cão aritmética  da intensidade (ARI)  e modelos de redução aritmética  da idade (ARA). O objetivo é  determinar a política ótima de manutenção, no contexto da situação prática estudada.

 

10/06/2016

13:30

sala 1010

Qualificação de KAROLLINY DANIELLE SANTOS

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Projeto de Redes com Demanda Sensível à Preço -Aproximação Externa e Decomposição de Benders

 

Este trabalho apresenta um modelo de equilíbrio de preço para projeto de rede com demanda sensível à preço e propõe uma técnica de decomposição para resolvê-lo. O
problema de equilíbrio economico é formado pela maximização da rede social de benefício que é medido pela maximização da função utilidade menos os custos convexos
de congestionamento e custo de transporte e infra-estrutura e menos os custos de instalação. O trabalho analisa a sensitividade da demanda para a qualidade do serviço
em tais sistemas e permite a solução destes problemas para casos de grande escala. Os resultados são apresentados com um conjunto de testes padrão. A pesquisa contribui para uma melhor compreensão de projeto de redes com diferentes nivéis de serviços, bem como de preços em mercados competitivos. Essas experiências visam a descrever como a competitividade de um mercado que opera sob o paradigma de projeto de redes irá afetar os nivéis de demanda e de preços no equilíbrio econômico.

 

31/03/2016

14:00

sala 1014, Escola de Engenharia

Qualificação de ALEXANDRE HENRIQUE MARTINS

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Planejamento de equipes de atendimento para o call center CEMIG – D via programação estocástica

 

As empresas de distribuição de energia brasileiras estão submetidas às regras estabelecidas pela união por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Essa agência reguladora define, por meio de resoluções, a forma como os serviços prestados devem ser realizados com foco na qualidade e no atendimento permanente aos clientes dessas empresas. Assim, um dos aspectos permanentes de gestão por parte da CEMIG-D é relativo ao atendimento aos clientes por meio de diversos canais de atendimento como agências físicas, internet, redes sociais, aplicativos, sms e call center. Este canal visa ao atendimento por meio do número telefônico 116 e está sujeito a parâmetros de qualidade de atendimento para que, ao menos, 85% das ligações sejam atendidas em até 30 segundos. Com isso, o planejamento das equipes de atendimento deve ser realizado com foco a atender os limites impostos pela agência nacional. Dessa maneira, pretendemos desenvolver uma formulação matemática que vise otimizar os recursos necessários para manter a estrutura de call center em um ambiente de fornecimento de energia elétrica brasileiro. Para isso, utilizamos conceitos de programação estocástica e pretendemos adaptar o modelo dinâmico de Robbins (2007) baseado em modelos de otimização para simulação na perspectiva de uma empresa do setor elétrico. No desenvolvimento dessa qualificação, descrevemos o marco regulatório do setor, conceitos estatísticos, os métodos atuais de dimensionamento do call center utilizados pela CEMIG e a perspectiva que pretendemos alcançar com esta pesquisa.

 

11/03/2016

15:00

sala 1010

Qualificação de RODRIGO CARDOSO DE MENEZES

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Aplicação do Método de Taguchi na análise de variáveis que influenciam no desempenho de frenagem veicular

 

O sistema de freios de um veículo é o um dos fatores de segurança mais essenciais. O processo de evolução tecnológica do setor veicular proporcionou o surgimento de veículos capazes de atingir altas velocidades e de transportar elevadas cargas, aumentando assim o padrão de exigência dos sistemas de frenagem. Neste trabalho, o desempenho de um sistema de freio veicular foi estudado. Investigou-se o desempenho do sistema de freios, avaliando-se o comportamento do coeficiente de atrito, parâmetro diretamente relacionado ao material de fricção. O coeficiente de atrito é uma função de quatro parâmetros aplicados em quatro níveis: a pressão de contato, a velocidade de escorregamento na interface pastilha/disco, o modelo de rotor e a temperatura do disco. Foram monitoradas a força de frenagem e as temperaturas do disco e da pastilha. Também foi aplicada a abordagem de Taguchi para minimizar o número de experimentos economizando um tempo considerável, além de analisar estatisticamente as influências de cada parâmetro sobre o coeficiente de atrito por meio da razão sinal-ruído. Os resultados experimentais foram comparados com os resultados previstos pelo método de Taguichi e são aproximados.

 

29/02/2016

09:30

Laboratório de Usinagem