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Qualificação de FELIPE FONSECA WEKED

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INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NA VALIDAÇÃO DA GUARNIÇÃO DE PORTA DE UM VEÍCULO AUTOMOTIVO

 

O presente trabalho visa estudar o comportamento de uma guarnição vão de porta de um veículo automotivo considerando as variações de seu processo produtivo. Um dos pontos que promovem a satisfação do cliente em relação ao produto é que este não apresente falhas ou baixo desempenho. Neste âmbito, os testes sobre o produto, ainda em fase de desenvolvimento, devem antecipar todas as possibilidades de falha. Cada componente apresenta variações devido ao seu processo de fabricação que tornam a validação um grande desafio.  Amostras de um mesmo componente podem apresentar comportamentos distintos em função das variações dos processos produtivos que lhes são inerentes. A característica que mais influencia no comportamento de uma guarnição vão de porta é a força de compressão. Quanto menor é a força, mais fácil e confortável é o fechamento da porta. Entretanto, pior é a retenção da porta o que pode causar infiltrações ou ruídos indesejáveis. O estudo desta variação de comportamento e o desenvolvimento de uma metodologia robusta de validação são os focos deste estudo. Foram realizados testes de compressão e de fadiga, bem como avaliações subjetivas da qualidade de fechamento de portas. Em adição aos testes, ainda foram realizados controles das variações dos processos de fabricação da guarnição.

 

02/09/2015

14:00

Qualificação de MARCELO ALVES DE SOUZA

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Análise de Sistemas Sociotécnicos de Reciclagem de Resíduos Sólidos Urbanos: avaliação antropotecnológica da eficiência das Centrais de Triagem Mecanizadas

 

Os complexos urbanos na modernidade, aliados ao crescimento populacional, principalmente nas grandes metrópoles, colocam inúmeros desafios que os gestores públicos devem ser capazes de responder. Um desses problemas é a questão do lixo, que é agravada pelo consumismo e pela economia linear (extração de recursos naturais não renováveis, transferência/produção, uso e descarte), características marcantes e estruturantes do atual sistema econômico.
O Brasil vivencia um novo marco regulatório para a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU), estabelecido pela Lei nº 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Esse marco estabelece, dentre outras diretrizes, a gestão e o gerenciamento de todo resíduo sólido passível de reutilização, reciclagem e tratamento, recomendando a disposição final ambientalmente adequada apenas dos rejeitos. Além disso, através de vários de seus artigos (Art. 7º, Art. 11, Art. 17, Art. 19 e Art. 40), versa sobre a priorização dos catadores e de suas organizações como principais agentes dos sistemas de gestão integrada de RSU, baseada na premissa do resíduo sólido como bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania. Esse cenário almejado é bastante distante da realidade da maior parte das cidades brasileiras e do mundo hoje, e para as grandes metrópoles ainda mais, devido à altíssima geração de resíduos nesses contextos. Diversas tecnologias estrangeiras se apresentam como solução para o problema da escala, mas o conjunto de fatores sociotécnicos envolvidos na implantação de uma nova tecnologia deveria ser bem analisado antes do projeto das soluções, para se ampliarem as chances de sucesso. Porém, tendências de replicação, balizadas na crença da universalidade dos modelos e das tecnologias, prevalecem nos processos de transferência de tecnologia, e representam perigos para a efetivação prática das promessas de eficiência e eficácia dessas soluções.
Esse trabalho discorre sobre o caso da recente implantação de Centrais Mecanizadas de Triagem (CMT) de RSU em uma grande cidade brasileira, e procura investigar os principais elementos que influenciam no funcionamento (ou não funcionamento) dessa estratégia para gestão de RSU. Analisa ainda outra CMT, com escala de produção e funcionamento mais ou menos similares às brasileiras, integrante do mundialmente reconhecido programa Zero Waste da cidade de São Francisco, na Califórnia, no intuito de identificar tanto os elementos apreendidos nos quase quinze anos de funcionamento que garantem bons índices de eficiência quanto as suas principais dificuldades e limitações. Pretende-se com esse trabalho o estabelecimento de importantes bases referenciais, teóricas e empíricas, a partir de experiências práticas, que poderão orientar estudos sobre as alternativas de gestão capazes de resolverem ao mesmo tempo o problema da escala crescente da quantidade de resíduos gerada nas cidades e da inclusão sócio-econômica de catadores de materiais recicláveis.

 

31/08/2015

14:00

sala 1010

Qualificação de LEANDRO REIS MUNIZ

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MATERIAIS MRO ESTUDO E PROPOSIÇÃO DE MODELO PARA TOMADA DE DECISÃO DE ESTOCAGEM EM PROCESSOS CONTÍNUOS DE BENEFICIAMENTO DE MINÉRIO DE FERRO

 

Os estoques de peças de reposição é um ponto de atenção para a maioria das empresas, possuem elevados custos de investimento e baixo giro o que torna seu gerenciamento complexo devido às diversas peculiaridades. Uma grande dificuldade encontrada é equilibrar o capital investido nos estoques de peças sobressalentes e o nível de atendimento adequado as partes interessadas. A finalidade é disponibilizar peças que permitam realizar manutenções e operacionalizar o processo produtivo ou de serviços prestados aos clientes. Vale ressaltar que anteriormente a gestão destes materiais, é necessária tomar a decisão de estocagem ou não de determinada peça ou material.
Este projeto propõe o estudo, revisão crítica e desenvolvimento de um modelo que auxilie a tomada de decisão por meio da aplicação do método AHP (Análise Hierárquica de Processos), de estocagem ou não de materiais MRO (manutenção, reparo e operação) de baixo giro e alto impacto, de forma a torna-la mais adequada aos processos de produção contínuos em beneficiamento mineral dentro de uma cadeia de suprimentos. São apresentados o objetivo, a descrição, o problema, bem como a metodologia a ser empregada e os resultados esperados.

 

28/08/2015

13:30

sala 1010

Qualificação de NATA GOULART DA SILVA

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Modelos e algoritmos para o dimensionamento de lotes e o empacotamento de produtos de forma integrada

 

Este trabalho tem como principal objetivo avançar no conhecimento sobre métodos para solução de problemas integrados de produção e transporte. Em especial, serão propostos modelos e algoritmos para resolver o problema de dimensionamento de lotes de produção integrado a problemas de transporte. Estes dois problemas que apresentam uma grande complexidade de solução para instâncias reais fazem parte do processo macro da gestão da cadeia de suprimentos e geralmente são tratados como processos isolados. Além de uma revisão de importantes trabalhos sobre o tema, são apresentados modelos que são resolvidos para a obtenção de soluções em que as variáveis de decisão consideram objetivos conflitantes quanto aos custos e restrições de produção, de armazenamento e de atendimento as demandas dos clientes através de veículos com capacidade restrita.

 

19/08/2015

10:00