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Defesa de tese de DOUGLAS MOURA MIRANDA

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O PROBLEMA MULTIOBJETIVO DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELA DE TEMPO E COM TEMPO DE VIAGEM/SERVIÇO ESTOCÁSTICO

 

O roteamento de veículos é particularmente importante num sistema logístico. Em aplicações reais é comum encontrar problemas que envolvam uma quantidade muito grande de clientes e que consequentemente fogem do alcance de métodos exatos. Também se faz comuns situações em que o cliente estabelece uma janela de tempo para ser atendido. O ambiente real também possui dados probabilísticos por natureza, como o tempo de viagem entre dois clientes e o tempo de serviço em cada cliente. Isto faz com que um modelo de roteamento que considere as incertezas envolvidas nestes dados seja mais preciso.
Neste contexto, o presente trabalho aborda uma variante do Problema de Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo (PRVJT) no qual o tempo de viagem entre os clientes e o tempo de serviço em cada cliente é conhecido apenas probabilisticamente. Este problema é chamado PRVJT com Tempo de Viagem/Serviço Estocástico e um algoritmo memético é implementado neste trabalho para resolvê-lo.
Um método inédito na literatura é desenvolvido não só para estimar o tempo de chegada aos clientes, mas também para calcular a probabilidade dos veículos atenderem os clientes dentro de suas respectivas janelas de tempo. Este trabalho também explora a relação de custo-benefício existente entre minimizar os custos de transporte e maximizar o nível de serviço (probabilidade do cliente ser visitado dentro da janela de tempo) criando uma versão multiobjetivo do problema. Simulação Estocástica e outros estudos da literatura são utilizados como benchmark para avaliar o método proposto.

 

24/08/2016

14:30

Defesa de Tese de GILMAR ROSA

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Robust Estimation of Functional Model Three Dimensional (3D) for Identification Faults in Transmission Lines

 

Este trabalho apresenta uma metodologia inovadora de detecção e classificação de faltas em 2D e sua extensão
para 3D, ou seja, levando-se em consideração as três fases da linhas de transmissão (LT), baseada
na forma funcional da elipse. É apresentado algortimos de implementação da metodologia, bem como
testes em dados reais e simulados. Os resultados foram satisfatórios com indíces de exatidão similares
e até superiores aos encontrados na literatura em que se utiliza a transformada de wavelete padrão. É
proposto a construção de intervalos de confiança eliptico, através de regressão quantilica, os quais são
utilizados para monitoramento da linha de transmissão com a finalidade de detecção de faltas. Assim
após a detecção da falta, caracteristicas dos sinais sob falta são extraídas, via distância euclidiana, e utilizadas como entrada em classificadores com a finalidade de determinar o tipo de falta que ocorreu. Dessa forma a simplicidade da metodologia e sua implementação inteligível são características inerentes, o que pode tornar seu uso bem mais extensivo.

 

08/08/2016

14:30

sala 1010

Defesa de JOAB SYMON COSTA SANTOS

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Uma comparação computacional dos métodos de decomposição de Benders e o Dual-Ascent no Problema Dinâmico de Localização de Facilidades

 

O estudo em localização de facilidades é um fator de extrema importância para a vantagem competitiva de muitas empresas que trabalham com transporte de bens de consumo e serviços para clientes em uma rede de demanda. Denir as melhores localizações para as facilidades dentro de uma abordagem de custo mínimo se constitui como uma maior eciência na utilização dos recursos. Para um horizonte de longo prazo, a localização das facilidades pode mudar devido a alterações nas demandas dos nós de clientes e, por isso, é apresentado um modelo de Localização de Facilidades Multi Período (FLPMP), em que é feito um balanceamento entre as melhores localizações de acordo com os custos de implantação, realocação e fechamento das possíveis facilidades determinadas. Tal modelo se destaca como uma ferramenta de competitividade dada a importância de se planejar a longo prazo. O estudo compreende a implementação do método de decomposição de Benders com abordagens de cortes pareto-ótimos e melhoramento através de combinação convexa, e método Dual-Ascent para um modelo adaptado de FLPMP com dados dos municípios do Estado de Minas Gerais para simular a definição dos melhores locais para se instalar uma rede de Centros de Distribuição com variação da mancha populacional. Os resultados computacionais demonstraram que a implementação dos métodos matemáticos foi eficiente na resolução do problema simulado, mas ao mesmo tempo deixou explícito que os cortes pareto-ótimos pouco divergem de Benders simples quando aplicado para a instância utilizada. O método melhorado de cortes conseguiu resultados satisfatórios para as primeiras iterações, assim como o Dual-Ascent. Concluiu-se que a utilização dos métodos foi satisfatória, e que o estudo realizado pode ser reproduzido para outras demais áreas de problemas multi-período de localização de facilidades.

 

27/06/2016

10:00

sala 1092, Escola de Engenharia

Defesa de dissertação de GUILHERME DÔCO ROBERTI GIL

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Spatial statistic methods applied to the 2015 Brazilian energy distribution benchmarking model: accounting for spatially unobserved local determinants of inefficiencies

 

Em 2015 o regulador brasileiro de energia elétrica, ANEEL, apresentou um modelo de benchmarking, baseado no DEA (Data Envelopment Analysis), para definir as metas de custos operacionais para as 61 concessionárias de distribuição de energia elétrica, a serem alcançadas em 4 anos. O modelo DEA utiliza os custos operacionais ajustados como variável de insumo, sete variáveis de produtos e restrições nos pesos. Embora variáveis não-discricionárias ou variáveis ambientais estivessem disponíveis no banco de dados, o regulador argumentou que não foram encontradas relações estatísticas significativas entre os escores de eficiência do modelo DEA e as variáveis não-discricionárias. Este estudo avalia a relação entre os escores de eficiência da DEA e as variáveis ambientais disponíveis. Além disso, métodos de estatística espacial são utilizados para mostrar que os escores de eficiência calculados pelo regulador são geograficamente correlacionados. Devido à diversidade ambiental e o grande território geográfico é improvável que apenas um componente ambiental é suficiente para corrigir as eficiências em todos os territórios brasileiros. Dessa forma, uma nova variável ambiental combinada é proposta. Por fim é apresentado um modelo de segundo estágio utilizando a variável ambiental proposta e uma estrutura espacial latente. Os resultados apresentaram grandes diferenças entre os escores de eficiência originais e os corrigidos, principalmente para as concessionárias de distribuição de energia elétrica localizadas em ambientes mais hostis e que originalmente apresentaram escores de eficiência baixo.

 

29/04/2016

13:30

sala T005, Escola de Engenharia