Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de tese de BRUNA AMIN GONÇALVES

Ligado . Publicado em Defesas

Análise de Séries Temporais Via Grafo de Visibilidade Horizontal e Teoria da Informação

 

O método recentemente proposto, chamado de Grafo de Visibilidade Horizontal ({\it Horizontal Visibility Graph} - HVG) [B Luque {{\it et al.\/}, Phys. Rev. E 80: 046103 (2009)], tem como função transformar uma série temporal em um grafo. Este método vem sendo utilizado para estudar diversos sistemas dinâmicos, como uma ferramenta de distinção entre sistemas caóticos e estocásticos [L Lacasa, R Toral, Phys. Rev. E. 82: 036120 (2010)]. Especificamente, neste trabalho, os autores propõem que a distribuição do grau pelo mapeamento utilizando HVG segue uma função exponencial $P(\kappa)\sim exp(-\lambda \kappa)$, em que $\kappa$ é o grau do nodo e $\lambda$ é um parâmetro positivo para fazer a distinção entre dinâmicas estocásticas e dinâmicas caóticas.

Primeiramente, neste trabalho investigamos as características da distribuição do grau utilizando o HVG para vários sistemas caóticos e estocásticos e observamos que, mesmo que essa metodologia funcione, são encontrados vários exemplos em que os resultados divergem daqueles esperados. Na sequência, propomos uma metodologia que combina o HVG com quantificadores da Teoria da Informação, com o objetivo de diferenciar a natureza determinística da estocástica por trás dos sistemas em estudo. Especificamente, mostramos que, utilizando o plano causal Shannon-Fisher, é possível caracterizar, através das posições no plano, a natureza dos sistemas. Logo depois, analisamos os sistemas de natureza estocástica, utilizando quantificadores tradicionais de redes complexas, por meio dos quais foi possível a distinção entre os diferentes graus de estruturas de correlações. Através da função de distribuição do grau pelo mapeamento utilizando o HVG das séries temporais do Movimento Browniano Fracionário (fBm), mostramos, também, uma possível metodologia para a aproximação do valor do expoente de Hurst.

Em seguida, propomos duas versões adaptadas do método HVG. A primeira, nomeada HVG-Windows, é uma versão computacionalmente mais rápida, que utiliza janelas de pontos para a realização das análises das séries temporais. Após uma extensiva experimentação, mostramos que, por essa nova versão, a série temporal não perde informação com a inclusão das janelas de tempo. A segunda, nomeada HVG-Peso, apresenta forma de mapeamento idêntica à do HVG, contudo é acrescentado o cálculo do peso da aresta, definido pela amplitude entre dois pontos que obedecem ao critério de visibilidade, o que possibilita a extração de uma distribuição alternativa (a distribuição do peso das arestas). Assim, propomos uma maneira diferente de extrair informação de uma série a partir de uma rede construída, comparada à distribuição da distância e à maneira usual pela distribuição do grau. Ao final, mostramos a eficiência da distribuição do peso ao estudarmos aqui as séries temporais do Movimento Browniano Fracionário e dados paleoclimáticos das mudanças temporais durante a época Holoceno pelos registros proxy ENSO milenar, comparando os resultados com a di

 

24/04/2016

17:00

sala T 005

Defesa de dissertação de JÚLIA COUTO

Ligado . Publicado em Defesas

O impacto das rotinas organizacionais e do aprendizado na Inovação Cumulativa

 

A capacidade de inovar continuamente é fundamental para que as organizações possam alcançar ou manter sua vantagem competitiva. Uma sequência de inovações pode proporcionar a uma empresa não apenas um novo produto ou técnica, mas também uma plataforma de conhecimentos que servirá de base para suas inovações futuras. Este trabalho investiga a forma como o conhecimento é acumulado por uma empresa ao longo do tempo, associando decisões gerenciais de investimentos à dinâmica da inovação. Para isso, foi utilizado um modelo de aprendizado por reforço (reinforcement learning), já que a capacidade das organizações aprenderem com a sua experiência é uma importante fonte de vantagem competitiva. Para o desenvolvimento do modelo, foram utilizados dois conceitos fundamentais: as rotinas organizacionais e o trade off entre exploration e exploitation.  Com esse modelo, analisamos a forma pela qual as decisões de investimentos em grupos de rotinas organizacionais, assim como o balanceamento entre investimentos em exploration e exploitation, podem impactar a inovação acumulada e o aprendizado em uma empresa. Para isso, consideramos cenários de estabilidade e instabilidade e com diferentes níveis de incerteza. Os resultados mostram que o balanceamento adequado entre atividades de exploration e exploitation ao longo do tempo é fundamental para que o aprendizado organizacional seja bem sucedido. Os resultados mostram também que empresas que não reagem às mudanças ambientais têm desempenhos inferiores a aquelas que conseguem reagir a essas mudanças. Além disso, mostramos como a presença de incerteza adiciona complexidade ao aprendizado organizacional e como as organizações podem reagir a essa incerteza.

 

29/02/2016

12:00

Defesa de Dissertação de KARINA LISSETTE LLACSA SARAVIA

Ligado . Publicado em Defesas

Minimização do Makespan para o problema de Sequenciamento FlowShop Hibrido dois estágios em máquinas paralelas com tempos de preparação dependentes da sequência e da máquina

 

O presente trabalho tem como foco o problema de sequenciamento de tarefas em máquinas paralelas em dois estágios, com tempos de preparação dependentes da sequência e  máquina, considerando a minimização do makespan como critério de desempenho. Para a contextualização do problema estudado são apresentadas técnicas utilizadas  por alguns autores para a resolução de problemas afins. Inicialmente, modelos de programação linear inteira mista(PLIM) são adaptados para representar o problema abordado. Estes modelos foram implementados usando a ferramenta de modelagem AMPL e resolvidos pelo software de otimização CPLEX 12.6.0.0, sendo as instâncias de teste criadas aleatoriamente. Os experimentos computacionais realizados fornecem a solução ótima do problema em um tempo limite, mas para instâncias maiores os resultados se distanciam do ótimo. Em seguida, são desenvolvidos algoritmos de resolução baseados em uma heurística Relax and Fix, os quais são trabalhados sobre o PLIM que obteve melhor resultado; é desenvolvida uma heurística condicionando características do problema, e finalmente uma metaheurística ILS(Iterated Local Search). Os resultados destes algoritmos são reportados e comparados avaliando o comportamento segundo o critério de desempenho.

 

26/02/2016

10:00

Defesa de Tese de MARIA CRISTINA MOREIRA

Ligado . Publicado em Defesas

USINABILIDADE DO AÇO INOXIDÁVEL SUPERMARTENSÍTICO DURANTE O SERRAMENTO CIRCULAR UTILIZANDO SERRAS COM INSERTOS INTERCAMBIÁVEIS DE METAL DURO REVESTIDOS E SEM REVESTIMENTO

 

O aço inoxidável supermartensítico é um dos materiais empregados na fabricação de tubos rígidos para extração de petróleo e gás natural na camada do Pré-Sal por possuir maior resistência à corrosão por CO2 e H2S se comparado com o aço inoxidável martensítico convencional. Com isto, ocorreu o aumento da demanda por este produto e a consequente necessidade de otimização da sua produção. Para tanto, tornou-se necessário o melhor entendimento dos fenômenos ocorridos durante usinagem deste material, em especial o estudo do serramento circular. O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais fatores que influenciam a usinabilidade do aço inoxidável supermartensítico durante o serramento circular utilizando ferramentas com insertos intercambiáveis de metal duro sem revestimento e revestidos pelos métodos deposição física de vapor (PVD) e deposição química de vapor a média temperatura (MT-CVD). Mais especificamente, foi analisada a influência dos parâmetros velocidade de corte, avanço por dente e revestimento do inserto sobre a força de corte, temperatura, qualidade superficial e cavacos gerados, além da análise do desgaste dos insertos e das alterações microestruturais induzidas na superfície serrada. Para cada serra circular, os dados referentes às grandezas de saída que foram avaliados estatisticamente por meio da análise de variância. Para todas as grandezas de saída analisadas, foi calculado seu valor médio e intervalo de confiança de 95% com o intuito de verificar se os valores obtidos para as três serras eram estatisticamente distintos. Foi investigada a influência dos parâmetros de entrada (velocidade de corte, avanço por dente e revestimento) sobre os parâmetros de saída (força de corte, temperatura, qualidade superficial e formato do cavaco). Os insertos foram analisados antes e depois dos ensaios com o intuito de verificar o desgaste. Também foi realizada a classificação dos cavacos no que se refere a sua morfologia e microestrutura.

 

17/02/2016

13:00

Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica