Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de Dissertação de MICHELE LISBÔA SILVEIRA

Ligado . Publicado em Defesas

FURAÇÃO DE MATERIAL SANDUÍCHE EMPREGANDO BROCAS COM GEOMETRIAS DIFERENTES

 

Diversos materiais são conhecidos e utilizados na indústria, com destaque para metais, polímeros e cerâmicas. Entretanto, a combinação destes materiais tem sido importante para a criação de produtos com características específicas. Entre os vários materiais utilizados para a concepção de produtos finais, os painéis sanduíche desempenham uma função importante devido a algumas propriedades, como baixo peso, rigidez e resistência elevada. Os materiais podem passar por diferentes operações de usinagem durante seu processamento, como a operação de furação, que é abordada neste trabalho. Com isso, pretendeu-se estabelecer a relação existente entre a geometria de corte de diferentes brocas e seus efeitos na furação de um painel sanduíche de alumínio e polietileno. Foram utilizadas as brocas Brad & Spur, helicoidal com duas arestas e helicoidal com três arestas, empregando velocidades de corte de 24, 48 e 72 m/min, e avanços de 0,05, 0,10, 0,15 e 0,25 mm/rev. Para a força de avanço, identificou-se o comportamento gráfico gerado por cada broca, além da apresentação de análise de variância. Buscou-se estabelecer uma equação de regressão para cada broca, a fim de apresentar um modelo que represente o comportamento da força de avanço quando submetida a diferentes parâmetros de corte. Fizeram-se considerações a respeito das rebarbas por meio de imagens e análise de variância, enquanto a circularidade foi discutida quantitativamente. A partir dos resultados, verificou-se que a broca Brad & Spur apresenta bom desempenho quanto à qualidade do furo e esforços de corte. Por outro lado, a broca helicoidal com duas arestas mostra um comportamento que pode ser facilmente modelado por meio de equações matemáticas. Já quanto à circularidade, a broca que apresentou os melhores resultados foi a helicoidal com duas arestas. Durante a apresentação e discussão dos resultados, interpretou-se como a geometria das brocas influenciou em cada resultado obtido.

 

16/02/2017

14:00

Auditório da Engenharia Mecânica, UFMG

Defesa de dissertação de JAQUELINE MEDEIROS FARAH

Ligado . Publicado em Defesas

O processo de resolução de um problema industrial: as implicações da experiência na configuração do espaço-problema

 

Esta dissertação discorre sobre o histórico de um problema industrial em uma planta produtora de ferroníquel – de 2012 a 2015 – desde a sua concepção e delimitação até o alcance de uma solução considerada aceitável. Verificado na área do Refino da planta o problema, a “geração de finos na granulação”, foi analisado em dois contextos. No primeiro contexto, ocorreu a tentativa de resolução desse problema. Esse processo envolveu sua classificação, a definição dos métodos adotados e a construção das ferramentas analíticas. No segundo contexto, ainda que não tenha sido completamente solucionado, verificou-se uma redução significativa do problema. Neste estudo, são discutidas as dificuldades em face de um problema vivenciado em circunstâncias reais, diferente dos explorados mais comumente em ambientes acadêmicos ou de consultoria. Com isso, busca-se estabelecer um contraponto entre problemas estruturados e os problemas não estruturados – dentre os quais “geração de finos” se situa –, sob dois aspectos: (1) o processo cognitivo envolvido no processo de resolução; e (2) as ferramentas analíticas empregadas nesse processo. A partir da discussão apresentada buscou-se reforçar o argumento de que problemas de design (de qualquer tipologia que se queira empregar) não são algo que surge do nada e sobre os quais os profissionais devem se debruçar até que encontrem uma solução satisfatória (PIDD, 2003). Problemas dessa natureza são construtos que emergem a partir do fluxo de questões em andamento, às quais é dada atenção. Nesse processo de construção do problema, pode haver vários pontos de vista válidos acerca do que está acontecendo e do que pode ser feito a respeito. Algumas dessas interpretações podem vir a ser consideradas “erradas”, no sentido de que não podem ser defendidas. Sob essa perspectiva, os modelos qualitativos e quantitativos atuam como “ferramentas para pensar”, mas sua eficácia depende do embasamento do conhecimento e da experiência.

 

01/02/2017

07:30

sala 1092, Escola de Engenharia

Defesa de Tese de CAROLINA SILVA PENA

Ligado . Publicado em Defesas

A Network Approach to Deal with the Problem of Examinee Choice under Item Response Theory

 

Em uma situação típica de avaliação de candidatos utilizando questões de prova, os candidatos não podem escolher quais itens preferem responder. A principal razão é um problema técnico em se obter estimativas confiáveis para as habilidades dos candidatos e as dificuldades dos itens. Este trabalho propõe uma nova representação dos dados utilizando análise de redes. As questões de prova, e os itens selecionados, para cada candidato, são codificados como camadas, vértices e arestas em uma rede multicamadas. Dessa forma, um novo modelo de Teoria de Resposta ao Item (TRI), que incorpora a informação obtida a partir da rede multicamadas utilizando modelagem Bayesiana, é proposto. Diversos estudos de simulação, nos quais os candidatos podem escolher um subconjunto de itens, foram realizados. Os resultados mostram uma melhora substancial na recuperação dos parâmetros utilizando o modelo proposto em comparação ao modelo convencional de TRI. Este modelo é a primeira proposta que permite obter estimativas satisfatórias em cenários críticos reportados na literatura.

 

06/12/2016

14:00

sala 1014, Escola de Engenharia

Defesa de Disseertação de CÁSSIUS HENRIQUE XAVIER OLIVEIRA

Ligado . Publicado em Defesas

Política Ótima de Manutenção Preventiva de Transportadores de Correias de uma empresa mineradora brasileira sob a suposição de reparo imperfeito

 

A confiabilidade de sistemas tem sido assunto recorrente em diversos trabalhos. A explicação para esse crescente enfoque no tema reside no fato de que a operação e a manutenção estão fortemente relacionadas a fatores ambientais e de segurança que infuenciam no nível de rentabilidade empresarial. Nesse sentido, a manutenção tem sido vista como uma atividade estratégica e vital à boa reputação da imagem institucional. Porém, a atividade de manutenção implica em vários custos. Deve-se, pois, desenvolver métodos que visam determinar a periodicidade ótima das intervenções de manutenção preventiva de modo a minimizar o custo total dessas manutenções. Esse é um dos principais objetivos dos diversos trabalhos sobre esse assunto. O alcance dessa  finalidade passa por observar dados de tempos de falhas dos sistemas reparáveis de interesse, estabelecer o efeito de reparo adequado em cada intervenção a ser realizada nesses sistemas, bem como estabelecer as condições para a execução das manutenções preventivas e corretivas. O presente trabalho faz uso dos seguintes pressupostos: após cada falha haverá uma manutenção corretiva cujo reparo será imperfeito (isto é, ele retornará o sistema a uma condição que não se equivale a um sistema novo, mas se tornará melhor do que estava no momento da falha); em intervalos de tempo de mesmo tamanho haverá uma manutenção preventiva com reparo perfeito (isso fará com que o sistema se comporte como um sistema novo). O uso dessas suposições implicará na geração de funções de máxima verossimilhança utilizando modelos clássicos da literatura denominados ARA e ARI. Serão usados, ainda, os pacotes computacionais desenvolvidos por Madureira (2014) e Fernandes (2015). O presente trabalho visa estabelecer uma política de manutenção ótima para transportadores de correia de uma empresa mineradora brasileira. O trabalho fornece, portanto, uma revisão bibliográfica  combinando métodos clássicos e outros mais recentes até então não utilizadas em conjunto, ao mesmo tempo em que exemplica suas aplicações.

 

25/11/2016

13:30

sala 3500, Escola de Engenharia