Secretaria da Pós: +55(31)3409 4881

Defesa de dissertação de JOSÉ PAULO DA SILVA NETO

Ligado . Publicado em Defesas

Montagem de cargas e sequenciamento de caminhões em um centro de distribuição

29/05/2013

10:00

Sala 1014

 

A gestão logística e da cadeia de suprimentos tem se tornado fatores-chave para o sucesso de uma organização que atua nos mercados dinâmicos de hoje. Ao focar as estratégias de planejamento logístico, o desempenho dos Centros de Distribuição (CD) assumem vital importância neste contexto.
Esta dissertação está focada nos problemas de otimização que surgem na operação diária de um CD e baseia-se em um caso real de uma grande empresa do setor siderúrgico. Mais especificamente, o trabalho se concentra no processo de recuperação de produtos no estoque e envio a seus clientes. Assim, com o objetivo de otimizar estas operações, os problemas de montagem de cargas e sequenciamento de caminhões são formulados. Como primeira abordagem, os problemas serão considerados de forma independente. Um modelo matemático é proposto para a montagem de cargas e o clássico algoritmo de Johnson é usado para resolver o problema de sequenciamento modelado como Flow-Shop. Ao final, os direcionamentos da pesquisa são apresentados e discutidos.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (arquivo.pdf)arquivo.pdf[ ]102 Kb

Defesa de dissertação de HENDRIGO BATISTA DA SILVA

Ligado . Publicado em Defesas

Resposta à Demanda via Precificação em Tempo Real para Controle da Demanda de Energia

24/05/2013

Sala 1092

13:00

 

A precificação da energia em um programa de resposta à demanda busca definir sinais de preço a cada instante de forma a incentivar o deslocamento do consumo de energia do pico de consumo para os vales. Partindo de uma curva de demanda alvo, traçada a priori, é proposta uma política ótima de controle em malha fechada, que precifica em tempo real a energia através da penalização de desvios da curva de demanda em relação a esta trajetória de despacho definida. A política ótima é obtida por meio da programação dinâmica estocástica para o horizonte de um dia, assumindo-se que os controles são as tarifas do kWh de energia e os estados são as cargas demandadas pelo sistema elétrico. A abordagem do custo quadrático é utilizada para penalizar grandes desvios da curva de carga em relação à trajetória desejada. Para verificar a consistência desta formulação matemática, são derivadas algumas propriedades do modelo e analisadas sua aderência à realidade. Com o objetivo de ilustrar a sua aplicabilidade, é apresentado um exemplo numérico com a obtenção de uma política ótima e a simulação de curvas de carga que evolvem segundo esta política. Ao final, é oferecida uma discussão detalhada da formulação e são apontados caminhos para pesquisas futuras.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (arquivo.pdf)arquivo.pdf[ ]101 Kb